sábado, 29 de agosto de 2009

Gianelly

Em 2009, o professor Gianelly se foi. Tinha bons amigos e discípulos na ortodontia espalhados pelo mundo afora, não diferente aqui no Brasil. Esteve com a gente algumas vezes, e posso dizer que a vinda dele para Campinas em maio de 2005, patrocinado pela GAC, repercutiu de forma decisiva nos rumos da APEO em direção a formação de opinião dentro da nossa comunidade científica. Acredito ser essa a função primordial de sociedades e associações, levar o conhecimento científico aos seus membros e seguidores, seja por sites, artigos publicados em revistas científicas ou públicas, seminários, congressos, enfim, orientar em todos os níveis os ortodontistas e clínicos da arte de Angle.
Mais recente, e com muito pesar, se foi outro grande amigo da ortodontia. Vejo o  professor Eros, sempre com largo sorriso e pronto a uma boa conversa ou a um conselho sério que apenas ele, com sua experiência única, podia nos proporcionar.  Acho que a maioria conheceu as carpideiras por seus editais...
Outros grandes Mestres estão fazendo falta. Eu acho que a disciplina de outrora e o notório saber se encontram hoje meio fora de moda...a arte foi trocada pelo comércio e a ortodontia está perdendo o glamour pela banalização dos seus aúreos conceitos...acho que pertenço ao grupo dos antigos. Ainda prefiro ver o ortodontista como um artista. Profundo conhecedor do crescimento e da biomecância, que sabe aliar a alta tecnologia de diagnóstico ao domínio tridimensional da resposta do arco metálico. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário